Fim de festa, hora de voltar a treinar!

Publicado: 03/01/2011 em Dicas, Saúde
Tags:, , , , , ,

Certo, hoje é segunda-feira. Como se não bastasse, não é uma segunda qualquer… é a primeira do ano, logo depois de um período de farra, comes e bebes e, se você teve tantos compromissos quanto eu neste período, de pouco treinamento. No meu caso, para falar a verdade, de nenhum treino. Então, se este cenário dos meus primeiros dias de 2011 é igual (ou muito parecido) ao seu, você deve ter sofrido o mesmo que eu ao retomar sua rotina de treinamentos. Já sabendo que iria “sofrer”, tentei me preparar para que a volta fosse menos dolorosa. Assim, lá vão algumas dicas aqui no Muay Thai Mulher para você se recuperar mais rápido desses dias de “indisciplina”.

Primeiro passo: Alimentação.

Estes 15 dias que compreendem o Natal e o Réveillon, por mais que a gente queira, é quase impossível evitar os excessos, seja de bebida ou comida. Além das ceias com a família, existem aqueles encontros com os amigos. Eu sei, você até tentou, mas foi inevitável não beliscar uma batata frita ou uma friturinha. Isso, sem falar nas cervejas, prosecos, vinhos… Vamos combinar: ninguém é de ferro e você não vai me enganar dizendo que manteve a linha. Então, a primeira coisa a fazer é compensar comendo de forma equilibrada pelo menos nos próximos 15 a 20 dias.

Voltar com a alimentação de três em três horas e evitar, apenas nesses primeiros dias, açúcar, gordura e carboidratos, especialmente à noite é um bom começo. Opte por saladas, carnes magras como frango e peixe; sucos ao invés de refrigerantes e água, bastante água. Se você usa suplementos, retome seu consumo apenas quando se sentir com o organismo mais limpo. Não vai adiantar nada tomar um Whey Protein, por exemplo, e comer uma barra de chocolate ou uma pizza no jantar. Enfim, a ordem é desintoxicar.

Segundo passo: treine devagar.

Não sou atleta e acredito que a maioria de vocês que lê o Muay Thai Mulher também não seja. Quando digo atleta, me refiro a um acompanhamento de rendimento, uma rotina preparada, uma alimentação rigorosa e uma preparação para algum tipo de competição em bases regulares. Imagino que você, assim como eu, gosta de ficar em forma e de se manter saudável. Por isso, quando retomar a sua rotina de treinamentos, seja na musculação ou mesmo no tatame, vá devagar. Dê uma atenção especial aos alongamentos nestes dias de recomeço. Se você ficou parada como eu nestes 15 dias e já passou dos 30, vá devagar com os pesos e com a sua série. Não se chateie se não conseguir fazer tudo igualzinho por agora. É normal seu corpo se readaptar a atividade por dois ou três dias, até retomar o ritmo normal. Mas um alerta: não deixe a preguiça se estender por muito tempo, certo?

Terceiro passo: descanse bem.

Você fatalmente deve ter ido dormir depois, bem depois da meia-noite, neste intervalo. Por isso, é fundamental que a rotina de descanso seja retomada também. Desista da ideia de pegar um sábado e dormir o dia inteiro acreditando que isso irá repor seu sono. Especialistas explicam que as horas perdidas de sono só são repostas ao logo de, pelo menos, 10 dias. É mais aconselhável até que você tire uma soneca de 10 a 15 minutos durante o dia. Mas o repouso e o sono são importantes para ajudar na recuperação do metabolismo e no crescimento muscular. Fazer uma atividade física é “arrebentar” a musculatura e ela precisa deste tempo de descanso para se reconstruir. Portanto, volte a dormir bem!

Essas são algumas das dicas que acredito possam te ajudar a retomar seu ritmo de treinamento mais rápido e também a se livrar de alguns quilinhos que, por ventura, tenham aparecido. Espero que elas sejam úteis para vocês!

Você abusou muito nas festas de final de ano? Foi difícil retomar a rotina? Como você fez para recuperar este tempo? Deixe uma dica! Estou esperando, hein?

Anúncios
comentários
  1. Kássia disse:

    Olá Alessandra!!

    Realmente no final do ano a gente acaba saindo um pouco da linha. Eu fiquei uma semana sem treinar, mas exagerei bastante na comida. Voltei essa segunda treinar e mesmo ficando só uma semana parada eu senti bastante. A musculatura ficou bastante dollrida, e voltar a comer direito tb esta sendo bastante dificil. Mas eu estou tentando!
    Gostei das suas dicas, é mais ou menos o q estou tentando fazer.

    Abraço!

    • Luciana disse:

      Adorei seu site… estava procurando saber mais sober o muay thai, sempre tive vontade de fazer e direto me surgiam imprevistos, agora é para valer sexta será minha primeira aula, estou anciosa. Treino musculação.. sppining .. jump… diariamente quero acrescentar o muay thai nas minha atividades… bom impolgação e disposição é que não me faltam…. sou de Atibaia/SP da academia é a Strikers e o Mestre é o Mori.

  2. Gigi Coelho disse:

    Nossa amiga, quinze dias fazem uma grande diferença, treinei combate ontem e quase morri hahahahahah mas notei que todos estavam fora de ritmo mesmo.

    Agora é retornar a rotina, como você citou, comer direitinho, dormir e não faltar nos treinos, mas sinceramente hoje é quarta e já não vejo a hora da semana acabar… sabadão não vou conseguir encarar minha rotina nem por decreto…

    A parte boa é que o treinador já chegou com empolgação total e isto levanta a galera.

    Beijos
    Gigi

  3. Camila disse:

    Olá!
    Adoro seu blog e está de parabéns pela iniciativa de ajudar a sanar as dúvidas de nós, mulheres, sobre o Muay Thai.
    Vou começar a praticar o esporte, porém estou em dúvida em relação a compra das luvas. Li no seu blog sobre luvas de 14oz porém, vi uma tabela que indicava que pelo meu peso(+- 65kg) deveria ser uma luva de 12oz.
    E agora, o que me indica?
    Beijos,
    Camila

    • Mariane disse:

      Oi, parabéns pela iniciativa de ajudar nós mulheres.
      No meu caso as férias foram um pouco mais longas… em média de um ano
      longe das academias. Agora esse ano vou voltar, imediatamente, pelo menos pro tatame. Obrigada pela ajuda, beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s