Arquivo de janeiro, 2011

Próximo post só no novo endereço!

Publicado: 13/01/2011 em Dicas

Amigas e amigos. Como prometi, estou informando sobre a mudança definitiva do Muay Thai Mulher. O próximo post sobre suplementos, que eu prometi, será atualizado apenas no novo endereço www.muaytaimulher.com.br. Planejava escrevê-lo hoje, mas peço desculpas a todos vocês pela minha total falta de clima por conta da tragédia na Região Serrana do Rio. Prometo, no entanto, que até domingo ele estará lá. Então, quero ver todas (e todos) vocês no “.com.br” a partir de agora, combinado?

Aliás, por falar nessa catástrofe horrível que aconteceu no estado do Rio, quem quiser fazer doações para as pessoas que estão sofrendo, fica aqui a dica do Muay Thai Mulher para os postos de recolhimento de donativos. Toda a ajuda é bem-vinda.

Vejo vocês lá no novo endereço, então? Tô esperando, hein?

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Amigas (e amigos) do Muay Thai Mulher como vocês são incríveis e fizeram este simples espaço crescer, gostaria de informar (e dividir) a todos que o blog está migrando para um domínio próprio. Vocês já podem ler os posts em http://www.muaythaimulher.com.br .

Meu grande amigo Bruno André (que também tem um blog excelente que analisa redes sociais. Vale dar uma conferida, viu?) me incentivou e está fazendo a migração do conteúdo. O endereço antigo (este) está valendo ainda, podem ficar tranquilas. Em breve, porém, a atualização será feita apenas no ‘.com.br’, ok? Mas eu vou avisar. Aliás, essa transferência pode interferir em alguns processos, até que  o site fique certinho. Então, se vocês identificarem algum problema ou algo estranho, por favor, me avisem! Da mesma forma, me perdoem se eu demorar a responder um comentário ou atualizar os posts. Tenham certeza de que acertaremos tudo o mais rápido possível!

Aproveitando, aviso que no próximo post vou falar sobre suplementos, em resposta a um comentário feito aqui, no Muay Thai Mulher.

Mais uma vez, agradeço a todas (e todos) vocês que fizeram deste blog uma grande alegria na minha vida!

Então, gostaram da novidade? Quero saber a opinião de vocês, hein?

Certo, hoje é segunda-feira. Como se não bastasse, não é uma segunda qualquer… é a primeira do ano, logo depois de um período de farra, comes e bebes e, se você teve tantos compromissos quanto eu neste período, de pouco treinamento. No meu caso, para falar a verdade, de nenhum treino. Então, se este cenário dos meus primeiros dias de 2011 é igual (ou muito parecido) ao seu, você deve ter sofrido o mesmo que eu ao retomar sua rotina de treinamentos. Já sabendo que iria “sofrer”, tentei me preparar para que a volta fosse menos dolorosa. Assim, lá vão algumas dicas aqui no Muay Thai Mulher para você se recuperar mais rápido desses dias de “indisciplina”.

Primeiro passo: Alimentação.

Estes 15 dias que compreendem o Natal e o Réveillon, por mais que a gente queira, é quase impossível evitar os excessos, seja de bebida ou comida. Além das ceias com a família, existem aqueles encontros com os amigos. Eu sei, você até tentou, mas foi inevitável não beliscar uma batata frita ou uma friturinha. Isso, sem falar nas cervejas, prosecos, vinhos… Vamos combinar: ninguém é de ferro e você não vai me enganar dizendo que manteve a linha. Então, a primeira coisa a fazer é compensar comendo de forma equilibrada pelo menos nos próximos 15 a 20 dias.

Voltar com a alimentação de três em três horas e evitar, apenas nesses primeiros dias, açúcar, gordura e carboidratos, especialmente à noite é um bom começo. Opte por saladas, carnes magras como frango e peixe; sucos ao invés de refrigerantes e água, bastante água. Se você usa suplementos, retome seu consumo apenas quando se sentir com o organismo mais limpo. Não vai adiantar nada tomar um Whey Protein, por exemplo, e comer uma barra de chocolate ou uma pizza no jantar. Enfim, a ordem é desintoxicar.

Segundo passo: treine devagar.

Não sou atleta e acredito que a maioria de vocês que lê o Muay Thai Mulher também não seja. Quando digo atleta, me refiro a um acompanhamento de rendimento, uma rotina preparada, uma alimentação rigorosa e uma preparação para algum tipo de competição em bases regulares. Imagino que você, assim como eu, gosta de ficar em forma e de se manter saudável. Por isso, quando retomar a sua rotina de treinamentos, seja na musculação ou mesmo no tatame, vá devagar. Dê uma atenção especial aos alongamentos nestes dias de recomeço. Se você ficou parada como eu nestes 15 dias e já passou dos 30, vá devagar com os pesos e com a sua série. Não se chateie se não conseguir fazer tudo igualzinho por agora. É normal seu corpo se readaptar a atividade por dois ou três dias, até retomar o ritmo normal. Mas um alerta: não deixe a preguiça se estender por muito tempo, certo?

Terceiro passo: descanse bem.

Você fatalmente deve ter ido dormir depois, bem depois da meia-noite, neste intervalo. Por isso, é fundamental que a rotina de descanso seja retomada também. Desista da ideia de pegar um sábado e dormir o dia inteiro acreditando que isso irá repor seu sono. Especialistas explicam que as horas perdidas de sono só são repostas ao logo de, pelo menos, 10 dias. É mais aconselhável até que você tire uma soneca de 10 a 15 minutos durante o dia. Mas o repouso e o sono são importantes para ajudar na recuperação do metabolismo e no crescimento muscular. Fazer uma atividade física é “arrebentar” a musculatura e ela precisa deste tempo de descanso para se reconstruir. Portanto, volte a dormir bem!

Essas são algumas das dicas que acredito possam te ajudar a retomar seu ritmo de treinamento mais rápido e também a se livrar de alguns quilinhos que, por ventura, tenham aparecido. Espero que elas sejam úteis para vocês!

Você abusou muito nas festas de final de ano? Foi difícil retomar a rotina? Como você fez para recuperar este tempo? Deixe uma dica! Estou esperando, hein?