Treinamento no saco de areia. É importante e você deve fazer!

Publicado: 22/12/2010 em Dicas, Equipamentos
Tags:, , , , ,
Eu durante a minha aula de Muay Thai. Observe o uniforme.

Eu com o uniforme do Muay Thai.

Vou começar este post aqui no Muay Thai Mulher fazendo de cara uma confissão: adoro treinar no saco de areia. Principalmente, quando estou cansada, por que posso dosar meu ritmo sem prejudicar ninguém. Além disso, posso dedicar minha atenção a alguns movimentos que acho que devem ser aprimorados.

Dito isso, explico o porquê do tema: semana passada, como acontece quase sempre, recebemos mais alunas novas na turma. Ao chegarem, óbvio, elas (ou eles) merecem toda a atenção do meu Mestre, que ensina os princípios e movimentos básicos do Muay Thai, enfatizando a posição dos pés, quadris, como socar etc. Às vezes, quando a sala está muito cheia e ele precisa voltar sua atenção para outros alunos, me pede para ajudar e eu treino com os mais novos. Coisa que, aliás, adoro!

Tive a oportunidade, então, de treinar no saco com duas alunas: uma mais antiga e outra mais nova e durante o treinamento pude passar para ambas a importância de usar este equipamento. A aluna mais nova, claro, parecia ter medo do aparelho e eu a incentivava a socar corretamente com mais força ‘por que o saco não reclama’, dizia para ela.

Eis aí a primeira finalidade do saco de areia: tirar o medo do golpe. Nele você pode testar sua precisão, avaliar sua potência e bater o mais forte que puder. Alivia a tensão, certamente, mas vai dar a você uma consciência corporal, além de mostrar quais socos são mais fortes e quais ainda têm que ser aprimorados.

Pude mostrar a essa aluna também, com calma, as posições e os movimentos corretos para os pisões e para os socos, repetindo cada um e mostrando como o saco respondia quando a execução era certa e quando era errada.

Já a outra aluna mais antiga logo foi me perguntando qual a finalidade de treinar no saco de areia. Percebi que muita gente não entende a necessidade desta atividade e me propus a falar sobre o assunto para ela e no Muay Thai Mulher. E o que expliquei foi que este treino faz você:

– Ter noção da sua potência (como havia falado para a outra aluna);
– Corrigir seus movimentos;
– Treinar velocidade junto com a força;
– Treinar o ‘timing’ das sequêcias dos golpes, especialmente se não há ninguém segurando. O saco de areia vai responder a intensidade dos seus socos, chutes e pisões retornando para você, nessa hora seu objetivo será encontrar a hora certa de entrar e sair e de retomar o ataque;
– Treinar em rounds, ajudando no seu condicionamento aeróbico e ensinando controlar o seu ‘gás’.

Ah! Lembre-se das ataduras e das luvas, seja a específica para o saco de areia ou a de luta mesmo. Evite ferir seus dedos pois, geralmente, a couraça do saco (dependendo do seu peso) pode machucar.

Assim, se você nunca treinou ou se não gosta de usar o saco de areia, pense duas vezes antes de implorar ao seu professor para não fazê-lo. Tente uma vez e tenho certeza de que vai gostar. Além de aliviar seu estresse (sempre dou a dica para pensar naquela pessoa que te estressou muito durante o dia. Imaginar que ela está ali e descontar no saco, claro) é um exercício ótimo sob todos os aspectos.

Você gosta de treinar no saco de areia? Qual o seu treinamento preferido? Conte aqui no Muay Thai Mulher, de repente é um dos meus também!

comentários
  1. Thalita disse:

    Olá Alessandra, começei a treinar o muay Thai há uns 5 meses e pouquinho e estou adorando. Estou investindo nos equipamentos e agora comprei um saco de pancada, pq assim como vc disse, ele é realmente essencial, ele aprimora os golpes. Mas gostaria de perguntar uma coisa. Ando bastante cansada, faço musculação e o muay, mas sinto q não consigo chegar a um rendimento de 100% como gostaria. Minha pergunta é a seguinte: vc faz uso de algum suplemento, energético, vitamina ou vc somente faz os exercícios necessários durante as aulas de muay?

    Parabéns pelo site, adorei sigo sempre, já está no meu “favoritos” no pc.

    • Oi Thalita,

      Vi seu comentário e ele vem de encontro a uma questão que já ia abordar no blog sobre a indicação de suplementos e de outros complementos. Te respondendo, eu uso suplementos, sim. Mas, aproveitando o seu comentário, farei um post sobre o assunto, certo!?
      Obrigada pela visita, volte sempre! Ah, e obrigada tb pelo favorito.

      Beijão

  2. Hilde disse:

    Ei, Alessandra, na sua academia o treino é o mesmo para quem quer aprender a arte e para quem faz apenas pelo fitness?
    A outra dúvida é em relação ao exercício onde você “trava” a coxa para a outra pessoa chutar. Esse tipo de treino é legal?

    Ah, com certeza vou acompanhar o blog no endereço novo!

    Abs

    • Oi Hilde.

      Vc já deve estar no outro endereço, mas vou responder aqui, já que vc perguntou aqui.
      Na minha turma, o público é variado, com objetivos distintos e meu mestre divide bem isso. Mas, não é assim em todo o lugar.

      Esse golpe a que vc se refere é legal, sim. Só difícil de encaixar no momento ideal.

      Não esquece que agora é só no outro endereço, hein!? Te espero lá!

      Bj

Deixe um comentário

