Dia de exame no Muay Thai, o que fazer?

Publicado: 11/12/2010 em Dicas
Tags:, , , , , ,

Neste domingo, algumas de minhas amigas e companheiras de treino estarão fazendo mais um exame de graduação no muay thai. Tenho andado muito ocupada com meu trabalho e, aproveito para pedir desculpas para vocês leitoras, tenho tido pouco tempo para me dedicar aos posts do Muay Thai Mulher, mas uma dessas minhas companheiras de treino, que estará no exame, me fez uma cobrança: dicas para passar por este dia importante. Então, não posso deixar de atender o pedido.

Amigas (e amigos também) a dica mais importante que eu posso deixar para vocês que vão fazer um exame para ganhar o seu primeiro kruang ou para mudá-lo de cor é: confiem no seu mestre. Não pense por um instante sequer que você não merece estar ali. Ele passou um ano te observando e sabe das suas capacidades. Portanto, você está onde tem que estar.

Outro detalhe psicológico fundamental: acredite na sua capacidade. Se seu comprometimento com o treinamento foi sério, se houve dedicação e empenho da sua parte, não há o que temer.

Sobre o exame especificamente, o que eu posso reforçar é aquilo que o seu mestre já deve ter falado bastante, mas é sempre bom lembrar:

Não esqueça seu equipamento: Luvas, ataduras, protetor bucal, caneleira e o uniforme são essenciais no exame. Caso você não possua alguns destes materiais tente pedir emprestado. Às vezes, seu professor pode ceder, mas não vá confiando nisso.

Tenha postura: não chegue para fazer o exame com cara de derrotado. Concentração, ombros erguidos e atitude contam pontos;

Atenção nos comandos: Fique atenta às ordens dos mestres. Ouça bem e evite se precipitar. Se você estiver com dúvidas sobre o movimento a ser executado, observe os outros alunos.

Informe qualquer lesão: antes do exame começar informe aos responsáveis sobre possíveis lesões que você tenha, pois ela poderá prejudicar o seu desempenho e os avaliadores podem tirar pontos caso não tenham conhecimento do problema.

Dose sua energia: dependendo da cor do kruang para a qual você está prestando seu exame, o teste será mais puxado. No princípio, deve acontecer a parte física, depois uma série de sequências, seguida de movimentação em dupla, finalizando com uma luva. Por isso, saiba colocar a energia e força necessária para cada etapa.

Não tenha medo de bater, nem de apanhar: Lembre-se que você está prestando um exame com outras pessoas que também têm o mesmo objetivo que o seu. Então, quando fizer luva, entenda que é um momento de avaliação para ambos e a pessoa vai querer te acertar, assim como você. Portanto, sem medo!

Firmeza sempre!: Durante as sequências ou a luva mantenha a expressão concentrada, guarda alta e fechada e execute os movimentos de maneira correta. Não soque à toa, nem chute sem objetivo. Pense na sequência, no seu espaço e observe a sua oponente.

Não desista!: Você vai ficar cansada. Vai querer parar. Vai sentir dores em lugares e em músculos que você nem sabia que tinha. Mas vá até o fim! Quando sentir que não está aguentando, foque no seu objetivo. Neste momento especial e único. É um esforço, sim! Um sacrifício, sim! Mas quando acabar e seu kruang estiver no seu braço, tudo terá valido a pena.

O que mais posso dizer é que você deve confiar em si mesma porque é capaz! Você se preparou e vai mostrar o que sabe, portanto não tem o que dar errado. Para quem vai fazer exame, assim como minhas companheiras, boa sorte!

Quero saber dos exames de vocês? Como foi? O que sentiram? Divida a sua experiência aqui no Muay Thai Mulher, ela pode ser motivadora para alguém!

Anúncios
comentários
  1. namartins disse:

    Alessandra, parabéns pelo blog! Sou praticante de Muay Thai há 3 meses e gostei muito do que encontrei aqui, um verdadeiro almanaque para as praticantes do esporte. Abs.

  2. Felipe disse:

    sawadee!!!

    Muito bom o site, sou prof. e vou indicar as minhas alunas e tbm alunos…

    parabéns.

  3. Kássia disse:

    Olá Alessandra!!!

    Mto bom o seu blog! Meu professor me indicou e eu gostei mto. Sou praticante de muay thai há 3 meses e já me apaixonei por essa arte marcial, queria poder ter começado antes. Adorei o blog e encontrei ótimas dicas aqui, vou continuar de olho.
    Parabéns pelo trabalho e continue assim!!!

  4. pietra couto disse:

    oii.quero praticar o muay thay,mais fico com medo de não conseguir pq os treinos são muitos puxados,alem de querer praticar eu trabalho e tambem faço aula de dança.queria uma opiniao de quem pratica.sou apaixonada pela essa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s