Muay Thai é para todos os tipos, gêneros e tamanhos. Basta querer fazer!

Publicado: 30/11/2010 em Dicas, Saúde
Tags:, , , , , ,

Nesta segunda-feira, estava chegando na academia quando a recepcionista chamou meu Mestre para conversar com uma mãe que estava vendo o local com a filha, e a menina queria saber mais detalhes sobre a luta. A mãe perguntava se era violento, se meninas podiam fazer e se a filha não se machucaria, já que era muito magrinha… E meu professor explicava que não. Que muitas meninas faziam e nisso estou passando pela roleta. Na mesma hora, ele apontou e disse ‘Não, tem muitas meninas. Aquela li é professora’. Respondi com um sorriso e entrei.

Porém, naquele instante, me lembrei de um comentário feito aqui no Muay Thai Mulher de uma leitora que perguntava se ela poderia praticar as aulas mesmo estando acima do peso e fora de forma. Essa pergunta e os comentários ouvidos lá na academia, me colocaram diante de um daqueles tópicos sobre verdades ou mentiras. Pois então, este post é para esclarecer mais esta dúvida.

É mentira! Não é preciso ser sarado para praticar Muay Thai. Aliás, para praticar qualquer esporte. Claro que você terá alguma vantagem se tiver um peso mais próximo do ideal e um condicionamento em dia, obviamente seu rendimento tende a ser melhor. Mais esteticamente falando, porém, do que tecnicamente. Com o treinamento e alimentação adequada, certamente você começará a perder peso e a se sentir mais condicionada, mas será a sua vontade, empenho e determinação que irão definir o sucesso de seu desempenho.

Abdominais.

Final da aula de Muay Thai.

Se você já assistiu a alguma luta de boxe ou de Muay Thai ou ainda de MMA (ou Vale Tudo), deve ter notado que nem todos os lutadores tem músculos definidos e barrigas-tanquinho.  Aliás, eles também não têm o mesmo tamanho e, como as competições são divididas em categorias e estas em intervalos de peso, os atletas estão em uma faixa, mas não necessariamente pesam a mesma coisa. E o melhor nem sempre é o mais sarado.

O que estou querendo dizer é que estar  em forma ajuda, mas se não é o determinante em uma competição, que dirá para quem pratica visando saúde e bem estar, como é a razão de ser do Muay Thai Mulher? O objetivo aqui é falar da prática não de um ponto de vista competitivo, mas de uma maneira em que a atividade possa trazer algum benefício para a vida de quem resolve calçar uma luva e entrar no tatame.

Como nosso objetivo aqui não é falar de preparação para competições, digo que não importa seu peso, seu sexo, seu tamanho nem sua idade. Para praticar o Muay Thai basta ter vontade e muita disposição, porque as aulas vão exigir isso de você. Mas é só! Nas turmas que tive durante esses meus nove anos, a diversidade de tipos sempre foi muito grande, e posso afirmar para quem tem essa dúvida que as pessoas com as quais treinei que estavam acima do peso, em muitos casos, tinham mais agilidade e força do que outras que estavam com tudo em cima. Da mesma forma, se você é magrinha e acha que não vai dar, o raciocínio é o mesmo.

Portanto, a mensagem que eu quero deixar é que depende muito mais do que está no seu espírito e no seu coração do que na balança.

Você melhorou sua forma e seu condicionamento depois que começou a treinar? Partilhe conosco sua experiência.

——————–

OBS.: Galera, desculpe a demora em atualizar o blog, mas devido aos acontecimentos da última semana no Rio, minhas obrigações profissionais tomaram todo o meu tempo.

comentários
  1. Letícia Barcellos disse:

    siiiiim !! eu tenhoi 1,55 e faço muay thai. as pessoas olham pra mim e ninguém da nada, ainda mais adulto… HAHAHAHHA, maaas, enfim, adoorei lele, muito bom!

  2. Gigi Coelho disse:

    Muito bom o post, mais uma vez, na minha academia existe uma infinidade de tipos físicos, pessoas abaixo do peso, acima do peso, no peso ideal e todos fazem o treino numa boa.

    Claro que com o tempo, o treinamento acaba condicionando, como você disse exige bastante do corpo e também faz bem no aspecto psicológico.

    Todos podem praticar e ao contrário do que muitos pensam, rola um respeito muito grande com quem esta começando.

    Beijos

  3. Caroline Bernardes disse:

    Treino Thai a cerca de 4 meses e nunca estive tão feliz como hoje. Eu estava numa fase muito complicada e triste e qd assisti um treino,logo pensei…é disso que preciso! Eu era muito insegura,melancolica e bastante depressiva. Minha auto-estima estava lá em baixo e eu me sentia a pior mulher do mundo. Depois que conhecí o Muay Thai minha vida mudou radicalmente. Hoje tenho qualidade de vida,sou feliz, tenho equilibrio psicologico,me sinto mais forte,mais joven e mais bonita do que em qualquer fase anterior. (e olha que só tenho 27 anos).Sempre frequentei academia e nunca consegui emagrecer e nos ultimos dias perecebi q eliminei 4 kilos! Isso p mim é uma grande vitória!E sinto que é só o começo! Extravaso nos treinos todas as minhas tensões e sempre volto para casa cada dia mais feliz e realizada com minhas novas escolhas…GRAÇAS A MINHA MAIS NOVA PAIXÃO…O MUAY THAI!
    Sempre que posso, convido minhas amigas p conhecer e acho q toda mulher que se encontra no fundo do poço (como eu estive),deveria experimentar algo novo em sua vida como me permití fazer! Fica aqui minha dica,grande beijo!

  4. Renata disse:

    Faço Muay Thai há 4 meses e também faço musculação. Fazia musculação todos os dias e já estava cansada, de saco cheio. Foi quando conheci o Muay Thai. Tô apaixonada. Fico chateada quando não posso ir. Ao mesmo tempo fico preocupada, pois sou magra e tenho medo de emagrecer mais ainda. Por isso continuo na musculação(mas só estou indo 2 dias na semana). ex: seg e quat: Muay Thai; terç e quint: musculação.
    Isso está correto? será que tô perdendo massa? ainda não deu para perceber fisicamente.

  5. Tiane disse:

    Amei conhecer o muay Thai e desejo praticar. Preciso de dicas de academias em Porto Alegre. Espero o retorno. Um grande abraço Tiane

  6. bruna disse:

    queria saber se posso fazer muay thai, pois sou magrinha, nao vou emagrecer muitoo naoo ?
    pq ja estou um pouco abaixo do peso.
    abrs

Deixe um comentário

