Mais verdades e mentiras sobre a prática do Muay Thai

Publicado: 20/11/2010 em Dicas, Saúde
Tags:, , , , , ,

Bem galera, como prometido, vou seguir com a série de posts sobre as verdades e mentiras que dizem e que se ouve sobre o Muay Thai, principalmente, de quem não pratica e muito menos conhece o esporte, e apenas acaba replicando coisas que alguém disse, por que alguém comentou, que alguém viu… Enfim, são aquelas histórias que se espalham e acabam ganhando status de verdade sem nenhum fundamento.

Já falei sobre isso (aliás, falo sempre) aqui no Muay Thai Mulher, mas vou aproveitar um comentário da leitora Isadora, que diz estar louca para começar a treinar, mas que ouve as pessoas dizendo que ela vai se machucar e aí perde a coragem. Então, como nunca é demais repetir, vamos lá:

Vou me machucar praticando o Muay Thai? Mentira! Lembre-se, seu objetivo aqui não é a competição, e sim o treinamento. Mesmo quando há simulação de combate, todos os equipamentos de segurança são utilizados, além, claro!, da supervisão do seu professor. Os riscos são os mesmos que você teria, praticado qualquer outro esporte. Porém, tenha em mente que o Muay Thai não é ballet, não é Tai-Chi. Muay Thai é uma luta, portanto, haverá contato e impacto.

Você poderá ficar roxa e dolorida eventualmente, sim, verdade; contudo, nada que te impeça de colocar um biquíni ou uma roupa qualquer. O importante é que você entenda que esporte escolheu para praticar e aceite o bônus, de ter um corpo mais firme e torneado, e também o ônus, de ter um ou outro roxo ou dor.

Para praticar o Muay Thai preciso usar uniforme? Verdade! Precisa, sim! Assim como em qualquer outra modalidade que você escolha fazer, o uniforme é fundamental, da mesma forma que os equipamentos: protetor bucal, luvas, ataduras, caneleiras…

No próximo post, mais verdades e mentiras. Você pode participar deixando a sua dúvida! Estou esperando, hein!

**********************

Avisos:

1. Continuo a receber endereços de academias. Podem continuar mandando. Estou esperando acumular mais alguns para atualizar todos em um único post.

2. Hoje, dia 20/11, termina o Campeonato de Muay Thai da Liga Carioca. A última etapa acontece no Clube Vila Isabel, na Av. 28 de setembro. Se você puder, dê um pulo lá para prestigiar. Infelizmente, não poderei estar presente para cobrir o evento para o Muay Thai Mulher, pois estarei de plantão no trabalho. Se você for e quiser falar sobre o evento, pode mandar o post que eu publico com a sua autoria. Ok?

comentários
  1. Gigi Coelho disse:

    Mais uma vez parabéns Ale, este tipo de post esclarece muito para quem quer começar e é importante para divulgação do esporte entre as mulheres. Confesso que estou viciada em seu blog que pulou na minha lista de favoritos.

    Agora queria uma ajudinha sua, já que treina a tanto tempo já deve ter passado por isto, como treino 6 vezes por semana, meu gasto calórico é muito grande, me alimento muito bem e suplemento, mas mesmo assim se descuidar meu peso cai lá abaixo da categoria… será que se eu fizer musculação algumas vezes por semana vou perder a flexibilidade que preciso para o Thai?

    Bjosss
    Gi

    • Poxa, Gi. Que honra e que responsabilidade! Fiquei vermelha… rs

      Vc treina 6 vezes por semana? Poxa, muuuuuuuuuuuito mais do que eu. rs
      Eu sempre indico musculação. Se vc avaliar, é o complemento da preparação física de qualquer atleta. Todos malham. É preciso um reforço muscular para proteger as articulações e fortalecer a musculatura. Porém, acredito que – como você não vai competir – é necessário que vc faça um planejamento. Até mesmo porque, talvez seu corpo não aguente. Eu, por exemplo, tenho que treinar no mesmo dia em que malho perna (meus horários estão impossíveis) e meu rendimento, obviamente, não é o mesmo.
      Então, malhe, sim; mas faça um planejamento de suas atividades. Talvez você tenha que alternar os treinamentos.

      Bj

  2. Gigi Coelho disse:

    Obrigada Ale, eu estava pensando em fazer musculação três vezes por semana, cedinho e continuar meu treino de noite, só preciso me policiar para não abusar.

    A partir de janeiro começam os treinos para meu objetivo, até lá meu técnico me pediu para relaxar um pouco depois da graduação, mas sou teimosaaaaa hahahhah… vou pegar meu quinto kruang (uma bebê ainda).

    Bjos,

  3. dreice disse:

    estou começando a fazer muay thai e não tenho new um tipo de equipamento axo q não é necessario ainda eu compra faz uma cemana mais tenho medo me me machucar eu compro ou não os equipamentos como luva canelera etc… assim que vc ler pode me da uma resposta obrigada bjs xau

Deixe um comentário

