Muitas dúvidas existem sobre o Muay Thai. Vamos tentar esclarecer algumas

Publicado: 09/11/2010 em Dicas, Equipamentos
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Tenho recebido muitos comentários de mulheres que estão começando ou ainda querendo começar no Muay Thai, mas que carregam muitas dúvidas sobre esta arte marcial. Devido a uma visão ainda carregada de uma ideia de violência e de um certo preconceito sobre como fica a mulher que pratica o Muay Thai (vide o post anterior que trata do assunto), muitas – ainda que estejam morrendo de vontade de fazer uma aula – acabam tão preocupadas com essas coisas, que desistem antes de começar.

Por isso, o blog Muay Thai Mulher vai fazer alguns posts tratando das verdades e das mentiras sobre o Muay Thai. Aquela dúvida, aquele receio, aquele detalhe que te impede de dar o último passo e fazer uma aula, deixe como comentário no blog que eu vou tentar te dar uma orientação e, se eu não souber, vou procurar alguém que possa ajudar.

Agora, vou falar sobre dois comentários que exemplificam algumas dessas dúvidas.

O primeiro deles diz respeito a calejamento. Uma das leitoras do Muay Thai Mulher quis saber se a mão e outras partes do corpo ficam calejadas com a prática. O que posso dizer é que isso depende.

Será verdade se você estiver voltada para competição. Devido a intensidade do treinamento e a força que você irá impor nos golpes, sim. Será possível que os nós dos seus dedos, seus cotovelos, canela e até pés, possam ficar muito mais grossos e, portanto, apareçam calos ali.

Mas, isto será mentira, se a sua finalidade for apenas praticar o Muay Thai como uma atividade física, para enrijecer o corpo, tonificar e definir os músculos. Sua pele poderá ficar um pouco áspera, mas nada que se possa chamar de calejamento. Pode continuar a usar seus cremes e hidratantes nas mesmas quantidades. Não será necessário gastar um pote deles a cada aula. Se este for o seu medo, pode esquecê-lo e tratar de se encaminhar para o tatame mais próximo de você.

A outra dúvida abordava um assunto que já tratei aqui, lá no comecinho do blog, sobre as ataduras, se a elástica era melhor do que a bandagem que se compra na farmácia.

A resposta aqui é a mesma que a da dúvida anterior: depende. A sua adaptação é que vai dizer qual a que você deve usar. Alguns lutadores usam a de elástico para treinar apenas e na competição usam as bandagens, ou vice versa. Já outros usam as duas para as duas coisas. Eu posso dizer por mim: eu gosto mais da que vende na farmácia. Ela é perecível, ok. Tem uma vida curta, mas para mim, ela é melhor. Consigo sentir melhor meu punho e, por consequência, meu soco. Para que elas durem mais, ao final de cada aula, quando chego em casa, as desenrolo e as deixo penduradas para que sequem e não mofem.

Já as de elástico ou as de pano precisam de uma manutenção maior. É certo que elas vão durar mais, porém você deve lavá-las ao final de cada aula e  deixá-las secando, já que o suor será absorvido por elas. Esquecê-las dentro de sua bolsa após uma aula vai deixá-las com um cheiro ruim. Para usar na aula, elas ficam desenrolando das mãos se você não as colocar corretamente, porém a vantagem é que o velcro facilita na hora de fechar.

Ou seja, depende do que você preferir.

Então, essas foram só duas das dúvidas que recebi aqui no blog. Vocês podem continuar mandando seus comentários. Os próximos posts serão dedicados a esclarecer essas questões. Estou esperando, hein!?

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comentários
  1. Excelente postagem Alessandra.
    Realmente existem muitas duvidas sobre Muay Thai e na maioria das vezes as pessoas são mal orientadas por pessoas que não entendem nada da luta.
    Uma coisa que deve ser deixada bem clara, esporte de alto rendimento nem sempre é sinônimo de saúde. Na maioria dos esportes de alto rendimento como futebol, basquete, ginástica artística, etc, existem lesões que são comuns na pratica e o atleta com o passar do tempo apresenta algumas lesões permanentes que são comuns do esporte. No Muay Thai e nas Artes Marciais em geral não é diferente.
    Já no Muay Thai para ganho de preparo fisico e que não é voltado para competições pode-se evitar a maioria das lesões que são comuns na parte profissional do esporte, já que esse treinamento é voltado para a saúde.

  2. Chris Morena disse:

    Alessandra,virei sua fã!!! Um espetáculo seu blog. Aproveitando a deixa,queria tirar uma duvida … estando acima do peso posso praticar Muay Thai??? Corro risco de me machucar? Estou perguntando pq um instrutor de hidro me disse que sou meio gordinha para fazer, e que posso conseguir uma lesão daquelas… o que vc acha? Abraços

    • Poxa, Chris. Obrigada!
      Vou me esforçar para manter seu interesse!
      Sobre sua pergunta, não há qualquer problema. Claro que se você perder peso, suas articulações e o joelho, principalmente, sofrerão menos impacto e você correrá menos risco de lesões desse tipo. Além do que, seu condicionamento físico melhorará e seu treino será melhor.
      Mas, como sempre digo: o ideal é que você faça uma aula de teste ára ver como você se sente.

      Qualquer dúvida, estamos aí!

      Beijão!

  3. Gigi Coelho disse:

    Concordo que no treino de condicionamento é muito difícil de ocorrer lesões e pelo menos na academia onde treino, o calejamento é feito apenas para os atletas de competição.

    Mas mesmo para quem treina forte, o calejamento não fica assim tão visível a ponto de ser notado, na canela por exemplo dá para sentir no toque mas olhando é quase imperceptível, lembrando claro que roxo fica sim.

    Agora quem quer treinar sem a intensão de ir a competição, pode começar sem medo, pois um bom instrutor irá coordenar seu treino direcionado com seus objetivos.

    Beijos

  4. camila disse:

    eu to começando agara sabe, so tive uma aula até agora e fiquei com dores nos braços, no abdomen nos ombros e etc.. mas eu queria saber se eu vou sentir essas dores ainda por muito tempo ou é só no comecinho obrigada e beijinhosss!!!!

  5. camila disse:

    eu queria saber qual a maneira certa de se colocar a atadura
    obrigada

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