Sem medo do exame de graduação. Você também vai ter seu kruang!

Publicado: 15/09/2010 em Dicas
Tags:, , , ,

Você já está nas aulas de Muay Thai faz um tempinho e vê que alguns alunos têm uma espécie de corda amarrada no braço e elas têm cores diferentes. Admitindo que você não sabe do que se trata (até mesmo por que já me perguntaram sobre o meu em um treino), vou te contar o que é: aquela corda é um Kruang, ou a graduação referente ao nível do aluno.

Quando comecei a fazer, a Liga Carioca (a qual meu professor pertence e, portanto, eu também) adotava uma graduação como a do judô ou do jiu-jitsu; ou seja, uma faixa. Porém, as cores não eram iguais.

Conforme o Muay Thai foi se popularizando, a Liga adotou de vez toda a indumentária tradicional, com o short e o Kruang. A hierarquia das cores, porém, obedece a mesma das faixas: branca; vermelha; vermelha ponta azul; azul; azul ponta azul escuro; azul escuro; azul escuro ponta preta e a preta. O seu professor deve usar uma preta e branca, aquilo significa que ele é exatamente o que é; ou seja, seu mestre!

Conquistar um desses não é, de fato, uma tarefa fácil, mas também não é tão horrível quanto você possa imaginar. Lembre-se, você não é obrigada a fazer os exames, porém se seu professor já andou sondando é porque ele acredita nas suas condições.

Exame

Exame do Muay Thai, realizado em dezembro de 2009

O exame, geralmente, reúne alunos de muitas academias e como você já deve imaginar o grau de dificuldade aumenta conforme a graduação. Mas, basicamente, você terá que mostrar o que aprendeu no tatame.

Existe uma parte física, em que você vai ter que correr, fazer abdominais e outros aquecimentos. Depois será pedido que você execute movimentos que aprendeu em seqüências, como: jab, direto, chute lateral e pisão rodado. Ou, sei lá; jab, direto, cruzado, giratório de mão, cruzado e joelhada… Enfim, os professores ‘cantarão’ o que deve ser feito.

Em seguida, devem vir atividades em dupla, depois algum tipo de combate e quando acontece, fique tranqüila, você estará usando as proteções necessárias. Não fique tensa, você será mais um a provar que o Muay Thai também é para mulheres!

O importante é que você não tenha medo. Converse com seu professor para sentir mais segurança. Ele vai te dar mais detalhes e poderá falar sobre o que espera do seu desempenho. Aí, então, a decisão é sua! E eu espero que sua opção seja por fazer. Depois de todo o sacrifício, a satisfação de se conquistar o kruang é incrível, além de dar a confiança de que se passamos por isso, conseguimos fazer qualquer coisa.

Depois do exame

Eu com os professores/avaliadores no final do exame.

Óbvio que, como disse antes, a dificuldade vai aumentando com o tempo. Mas, com o tempo também, você terá mais treinamento e mais conhecimento e, certamente, estará preparada para continuar. Comigo foi assim. Tenho certeza de que com você também será!

Você já fez algum exame? Como foi? Ainda não fez? Está com medo? Conte!

Anúncios
comentários
  1. Graça disse:

    Olá Alessandra. Adoro seu blog, seus comentários e quero comentar com você sobre o dia do meu exame. Bem, preciso dizer que faço Muay thai desde 11 de setembro de 2009. Vivia me matando na esteira, bike e fui convidada pra ver uma aula de Muay Thai. Na hora eu perguntei o que era aquilo e confesso que desci até o local da aula por educação. Pensei comigo: “imagina se vou gostar de uma coisa agressiva”. Vendo a aula eu já tive vontade de entrar e participar, mas estava saindo de um treino pesado e resolvi voltar na próxima aula para participar. Pronto, vi, provei e adorei. Não fico mais sem essa aula. No mês passado participei do exame. Foi o dia de maior emoção da minha vida. Eu não queria participar, porque imagino que perto dos meus amigos eu não sei nada e não deveria participar, mas meu professor insistiu que estava pronta e acabei me saindo bem. Na hora do exame parece que uma mágia, uma onda de energia vinda da Tailândia, RS RS , um mistério que envolve aquele local sagrado nos deixou confiantes e meus amigos e eu fomos elogiados por todos de fora que vieram nos avaliar. Eu também sinto essa alegria de ter conseguido passar pela física tão difícil, pelos golpes solicitados, pela luta no ringue. Você não faz ideia do quanto isso significa para uma pessoa como eu, ex-fumante de 50 cigarros ao dia. Sedentária, acima de 100kg . Troquei o cigarro pela academia e o Muay Thai é minha vida . Só sinto ter conhecido tão tarde. Deixo um beijo e o agradecimento por sua dicas. Até mais. Graça – Osasco.SP.

    • Graça, adorei seu comentário! Muito obrigada pelas palavras. Elas me motivam ainda mais a continuar a escrever o blog e a acreditar que é importante partilhar conhecimento e experiência! Muito legal você ter feito o exame e parabéns por ter conseguido! Você é a prova de tudo o que relatei no post. Mais uma vez, parabéns pela graduação e muito obrigada pelo seu comentário! Seja sempre bem-vinda!

  2. Etiene disse:

    Óla! Estava buscando informações sobre Muay Thai no google e encontrei seu blog. Sou iniciante, ontem foi minha terceira aula, rsrsrs… E quero parabenizá-la por sua iniciativa.
    Sou linguagem clara e simples torna fácil o entendimento. Certamente estarei sempre por aqui.
    Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s