Proteja suas articulações!

Publicado: 03/09/2010 em Dicas, Saúde
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Sempre que você for começar uma atividade física, seja ela qual for, é importante que você saiba quais são as reais condições de seu corpo e de seu metabolismo. Por isso, lembro que é fundamental que você se submeta a uma avaliação física.

Exemplo de articulação.

Exemplo de articulação.

No caso de atividades de impacto, como corridas, jump, spinning e lutas é necessário que você tenha um cuidado redobrado com algumas partes do seu corpo, como punhos, joelhos e tornozelos. Aliás, com todas as partes em que existam articulações e, principalmente, naquelas onde já existe dor normalmente.

Quando falamos das ataduras, contei que eu tenho o que chamam de ‘pulso aberto’. É muito comum, talvez por eu ter jogado handebol por muitos anos, que eu sinta incômodos no punho ao fazer movimentos rotacionais. Para remediar este problema, e muito antes até de começar no Muay Thai, incluí um exercício específico para punho e antebraço na minha rotina de musculação, o que melhorou bastante minhas dores e hoje, raramente, tenho problemas, mesmo fazendo boxe.

O que estou dizendo é que você deve perceber se tem alguma dor nesses locais e fazer algum exercício ou tratamento para remediar o problema. O Muay Thai vai exigir muito dos seus ombros, cotovelos, joelhos e pés.

A melhor maneira de evitar lesões ou desconfortos é fazer os movimentos corretamente. Se você está começando, nada de entrar em desespero e querer fazer tudo rápido. Não é assim! O que você pode arrumar é um problema. Portanto, preste atenção nas orientações do seu Mestre. Alongue o soco, não quebre o punho. Quando chutar, tente girar o pé da forma correta para não sobrecarregar o joelhos.

Uma boa medida para aliviar dores é aplicar gelo nos locais doloridos depois do treino. Esta é uma prática corrente para atletas profissionais, pois o gelo ajuda a resfriar os tecidos, evitando lesões mais profundas. Além disso, o resfriamento do local favorece o aumento do líquido sinuvial e de sua viscosidade, o que ajuda na proteção da articulação.

Então, preste atenção nas reações do seu corpo, procure um profissional, caso você esteja sentindo algum desconforto constante, obedeça ao seu Mestre, treine no seu ritmo e faça aplicações de gelo, se necessário. Assim, você treina com segurança e intensidade, sabendo que está tirando o melhor proveito da atividade.

Você já se lesionou? Como foi o tratamento? Alguma dica? Compartilhe!

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comentários
  1. Etiene disse:

    Óla novamente! Ao ler este post, fiquei com uma dúvida. Como eu disse no comentário de um post acima, ontem foi o meu terceiro treino, mas eu estou “morrendo” de dor nos pulsos. Ontem treinei com uma menina muito forte. Doeu muito “segurar” os socos dela,rsrsr Será que pode ter sido isso? Pois, nos dois treinos anteriores treinei com uma menina que batia mais “leve” e fiquei bem.

    • Bem Etiene, você, de fato, assim como todo mundo que faz aula, está sujeita a treinar com pessoas de ‘potências’ diferentes. E isso acontece para que você não acomode seu corpo e não vicie seus movimentos. Treinar com pessoas diferentes ajuda o treino em vários aspectos. Você deve estar preparada para impactos diferentes. Contraindo os músculos, melhorando a postura…
      Sobre seu punho, veja se você está segurando o equipamento corretamente. Não flexione o punho. Segure firme a manopla ou o escudo. Seria legal, se seu punho for fraco, como o meu, você procurar fazer um exercício de reforço para essa área. Se a dor for na hora de socar, observe se você não está flexionando o punho quando faz o golpe; ou seja, veja se você não aponta a mão para você mesma!
      Preste atenção nesses detalhes e observe se a dor vai melhorar. Caso continue, converse com seu professor sobre os ecxercícios que estão te incomodando e procure um médico também.
      Espero ter ajudado!

      • Etiene disse:

        Óla alessandra!
        Você ajudou sim. Obrigada!
        Só não entendi a parte que você escreveu “observe se você não está flexionando o punho quando faz o golpe; ou seja, veja se você não aponta a mão para você mesma!”
        O que vc quis dizer se flexiono o pulso meio que pra “dentro”?

      • Isso mesmo, Etiene. Perceba se, no final do movimento, você não termina com a sua mão apontando para você. Isso é muito ruim e seu pulso vai mesmo ficar cada vez mais dolorido. Cerre o punho corretamente e soque firme.

  2. Etiene disse:

    Muito obrigada!!!

  3. Gigi Coelho disse:

    Minha dica é, sentiu dor se possível procure um médico… não deixe para depois, lesões nas articulações podem piorar significativamente se não forem tratadas.

    Este ano em maio senti dores no joelho direito, fui até o médico que me pediu uma ressonância e me passou anti-inflamatórios e analgésico… como eu tinha uma competição em setembro, tive a idiota idéia de não fazer o exame e ir tomando os remédios para continuar o treino.

    Resultado da minha inconseqüência: um dia depois do combate fui ao médico, pois parei de tomar analgésico e estava sentindo muitas dores, o que era lesão simples se tornou um desvio patelar que me deixou pendurada um mês e meio sem treinar perna e um tratamento bem chato.

    Agradeço por não ter virado algo mais grave, mas agora aprendi seguir os tratamentos corretamente para evitar lesões maiores.

    Bjos

  4. Leticia disse:

    Bem, faz 1mês e meio que eu faço o treino de boxe chinês,ante dos treinos eu já percebia algumas dores no joelho ñ era tão forte ,mais de um tempo pra cá essas dores começaram a ficar constantes,fui no ortopedista e ele me informol que era uma peq/ inflamação na cartilagem ,mais já se passaram +de 4 semanas e ñ passa …
    Gostaria de saber se devo dar um tempo no boxe,ou posso continuar normalmente

    bjs

    • Oi Letícia, você deveria colocar gelo nesse joelho depois de treinar, mas deveria dar um tempinho sim e procurar um médico. Pode ser algum reforço muscular que você precise fazer no local, ou alguma pequena inflamação decorrente de alguma pancada ou movimento mais brusco.
      Não deixe de ver isso, hein.
      Aproveito, para agradecer sua visita. Mas, mudei o endereço do blog. Estou atualizando agora em um domínio próprio: http:www.muaythaimulher.com.br

      Visita lá, já tem vários posts novos.

      Beijão

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