Muay Thai faz bem para as mulheres. Palavra de André Benkei, o mago da preparação física do MMA

Publicado: 22/08/2010 em Saúde
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O post de hoje é mais do especial para mim. Primeiro, porque é uma entrevista com André Benkei, um dos profissionais que mais saca de preparação física no mundo (pra você não achar que estou exagerando, faça uma pequena busca no google pelo nome dele). Um dos nomes mais requisitados pelos lutadores de MMA (Mix Martial Arts) quando o assunto é bater peso. Veja esta entrevista da revista Tatame, por exemplo.

Eu e André Benkei, nos Estados Unidos.

Eu e André Benkei

Segundo, porque morro de orgulho desse cara. Foi com ele que tomei gosto pela atividade física, pela boa forma, pelas artes marciais e pelo Vasco da Gama. Conheço ele desde de sempre, afinal, é meu irmão. E, com muita honra, divido com vocês agora um bate-papo sobre a importância da atividade física e do Muay Thai (bem como outras modalidades) para as mulheres.

Direto de sua residência na Flórida, EUA, seguem as respostas que ele, gentilmente, deu às minhas perguntas. Como profissional, esportista e irmã, registro aqui, de público, meus agradecimentos e minha total devoção ao seu trabalho.

Com vocês, a entrevista. Aproveitem!

Blog Muay Thai Mulher: Antes de mais nada, por que é importante para qualquer pessoa e, em especial para as mulheres, fazer uma atividade física?

André Benkei: Atividade física diária é fundamental para a saúde, assim como escovar os dentes ou tomar banho. Exercícios físicos são fundamentais para manutenção de uma boa saúde e longevidade e devem ser naturais para todos os indivíduos. As mulheres, muito mais que os homens, necessitam que essa atividade física seja vigorosa, pois possuem apenas 6% dos andrógenos (hormônios responsáveis pela vitalidade e aumento de massa muscular). Por mais contraditório que isso possa parecer aos olhos de nossas mães e avós, o aumento ou manutenção da massa magra (músculos) é mais importante para mulher que para o homem. Exercícios que aumentem a massa magra e que induzam ao aumento da produção dos andrógenos (esses hormônios estão ficando famosos) são de suma importância para a saúde e qualidade de vida de todos os indivíduos, mais fundamentalmente da mulher.  Só pra deixar claro os benefícios da atividade física em geral, os seguintes pontos são fundamentais:

  • Alívio de tensões emocionais: a atividade física é reconhecida como uma forma eficiente de aliviar o stress emocional, diminuindo assim um importante fator de risco para diversas doenças crônicas.
  • Melhora da composição sanguínea: os exercícios em geral tendem a normalizar os níveis de glicose, gorduras e diversas outras substâncias no sangue, que podem estar alterados e trazer riscos aos portadores.
  • Redução da pressão arterial: pessoas ativas fisicamente tendem a ter níveis pressóricos mais baixos, e os exercícios em geral auxiliam a diminuir a pressão arterial dos hipertensos.
  • Estímulo ao emagrecimento: qualquer tipo de exercício estimula a redução da gordura corporal, diminuindo assim a possibilidade da pessoa desenvolver doenças como a aterosclerose, o diabetes e outras.
  • Aumento da densidade óssea: o sedentarismo leva à uma diminuição progressiva da resistência óssea, aumentando o risco de fraturas, e os exercícios físicos constituem recurso de alta relevância para evitar e reverter essa situação.
  • Aumento da massa muscular: a atividade física habitual leva à um aumento do volume e força dos músculos, protegendo as articulações e favorecendo a aptidão física.
  • Desenvolvimento da aptidão física: os exercícios aumentam a capacidade das pessoas realizarem esforços, permitindo assim maior autonomia motora, condição conhecida como boa qualidade de vida.
  • Blog: Dentro da sua experiência pessoal e profissional com lutas, de que forma uma arte marcial como o Muay Thai pode trazer benefícios à saúde (e a estética) da mulher como uma forma de atividade aeróbica?

    A.B.: Primeiramente, vamos determinar o que é Muay Thai, essa arte marcial que se formou na região do Sião (hoje dividida em Miamar ou Birmânia, Tailândia, Lao e etc). Existem no ocidente, e principalmente no Brasil, escolas que se utilizam do rótulo de Muay Thai, mas, na verdade, são estilos de Kick Boxing (uma outra modalidade marcial). Como são diferentes estilos, demandam diferentes respostas na musculatura e na saúde tanto da mulher quanto do homem que praticam (isso nós vamos falar em uma outra oportunidade). O exercício praticado nas artes marciais, principalmente no que vamos chamar de “striking fights”, é muito interessante para as mulheres. Muito mais além da auto-confiança de se praticar uma arte de combate, os benefícios estéticos e para saúde são incomensuráveis. A mulher que faz uso dessa atividade como forma de exercício tem, nas primeiras lições, uma melhora na qualidade do sono e na disposição do dia-a-dia. Uma atividade de combate liga os nossos instintos ancestrais de sobrevivência e aumenta a liberação natural de GH, que é o hormônio da longa vida – o famoso elixir da juventude. Os músculos são exigidos, principalmente o que os americanos chamam de “core strenght” (força e estabilidade dos músculos da cintura, abdômem e lombar). O total esforço para se completar uma aula aumenta muito o limiar anaeróbico; ou seja, a intencidade que você consegue manter em uma determinada atividade sem “cansar”. Muito mais que o benefício aeróbico, esse fator anaeróbico te protege muito mais dos esforcos do dia-a-dia (não acho que você vai ter que correr cem quarteirões, mas acho que você vai precisar carregar compras ou mesmo mover objetos pesados de um lado para o outro). Concluindo, aerobicamente, eu não vejo um ganho tão grande, comparado a outras atividades fisicas regulares; mas vejo um enorme aumento no limiar anaeróbico e na forma estética da praticante.

    Blog: Existe algum malefício para a mulher que pratica ou quer praticar a luta apenas como atividade física?

    A.B.: Não. Um treinamento de luta, bem orientado e supervisionado por instrutores com formação em Educação física só pode ser benéfico para o praticante. Pode ser maléfico para os namorados e maridos (só os machistas), por que vão ter que conviver com uma mulher mais decidida e segura de si.

    Blog: Existem aulas de ginástica, como o Body Combat, que simulam movimentos de luta, e muita gente faz essas aulas acreditando que é a mesma coisa que uma aula de Muay Thai. Qual a diferença de ganho físico entre elas?

    A.B.: Body Combat, Tae Bo e outras atividades físicas vieram para atrair as pessoas e se utilizar dos princípios das escolas e estilos de luta para dentro das aulas de ginástica coletiva. É uma boa alternativa para as tão repetitivas rotinas de ginástica, mas bem diferente de se praticar uma arte marcial verdadeira. O objetivo dessas atividades é manter um determinado ritmo e executar movimentos de lutas com eles; não existe o contato físico, o stress do combate e as liberações e demandas hormonais são totalmente diferentes. Quando se pratica uma arte marcial, a competição nos faz avançar no esforço desprendido da atividade, isso manda nosso organismo agir de forma mais natural. O impacto e o contato físico promovem o ganho muscular, a mera repetição do ato (chutes e socos) é benéfica apenas a nível aeróbico (como visto antes, não são propriamente o mais importante na longevidade e qualidade de vida). Nada contra as ginásticas de combate, que ajudam a dismistificar o medo das artes marciais, mas nada subistitui o prazer físico e o equilíbrio emocional da verdadeira pratica das artes marcias.

    Blog: Qual a sua orientação, como professor de educação física e preparador físico de atletas de alto nível, para mulheres que nunca fizeram uma atividade física e que querem começar o Muay Thai?

    A.B.: Em primeiro lugar, procurem escolas com uma abordagem mais salutar e menos de desempenho. Um professor que queira passar a beleza e o prazer de praticar a arte, sem a pressão da performance ou da profissionalização. Existem muitos instrutores, que mesmo sem treinar grandes atletas das modalidades, passam a beleza e a satisfação das artes marciais de uma maneira muito mais saudável. Eu mesmo dou exemplo de um companheiro meu de trabalho que é um dos melhores do mundo na especialidade, mas não tem a paciência e a calma para passar a arte para iniciantes. A observação do grupo que você vai treinar e da formação do instrutor com quem você vai treinar são fatores determinantes de se escolher o lugar certo para iniciar. Hoje, saia da sua rotina, procure esse lugar mágico e descubra a beleza e a harmonia de se treinar uma arte marcial. Eu garanto que você jamais vai se arrepender. Osu!

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    comentários
    1. Muito boa a entrevista com o André. Ele é uma das pesoas que mais entende de preparação física no mundo, além de ser meu amigo a mais de 30 anos.

    2. […] etc, até que comecei a treinar Kung Fu estilo Hung Gar, época essa que conheci pessoas como o André Benkei, o Paulo (Fundador do Kombato), etc. Treinei Kung Fu Hung Gar e posteriomente Wing Chun por muitos […]

    3. Fátima disse:

      Alessandra, quem pratica muay thai, precisa fazer uma outa atividade física, tipo corrida, musculação? Adorei ti “achar”! Obrigada.

    4. dreice disse:

      olha gosteii muitooo mais uma coisa eu tenho medo no muay thai na parte que tem o calejamento isso vai dur e eu axo q n vou gostar muito mais adoreii tudo que vcs escreverao aii valeuuu…

      • Oi Dreice,

        Pode ficar tranquila quanto a isso. Você só terá alguma alteração neste sentido, se estiver treinando para encarar o muay thai profissionalmente. Para fins de condicionamento físico, não acontece.
        Obrigada pela visita!

    5. Mariana disse:

      Olá Alessandra, adorei esse blog.. eu comecei Muay Thai faz um mês e estou com dificuldade pra me adaptar, eu queria saber se isso é normal mesmo ou é falta de concentração?

      • Oi Mariana,

        Obrigada pela visita! Você tem que respeitar seu ritmo. Nem sempre as pessoas começam as aulas acertando os socos, pisões e chutes. Aliás, é mais normal que não acertem. Por isso, não há nada de errado com você. Apenas não se deixe abater. Faça cada aula procurando absorver aquilo que você está aprendendo neste momento. No início, são muitos movimentos, muitas instruções e não há como pegar tudo de uma hora pra outra.
        Respeite seu tempo, concentre-se e não desanime! Se precisar, estamos aí!

        Bjs

    6. Dani disse:

      Amei seu blog, a um dois meses estou praticando Muay Tai, estou adorando, alem de aliviar meu estress do dia melhorou muito meu condicionamento, muito melhor que ginastica e musculação.

    7. Ariane disse:

      Bom Dia Alessandra! sou bem magrinha e gostaria de fazer muay thai tanto por gostar da luta, quanto pro meu corpo.
      voce acha que as pessoas mais magrinhas correm mais riscos de se machucarem?

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