Pratique Muay Thai, mas entenda e defina seus objetivos

Publicado: 17/08/2010 em Dicas
Tags:, , ,

Ok. Você está empolgada e com muita vontade de aliviar seu estresse descarregando tudo em uma atividade. Sim, essa é uma boa razão para você optar por fazer uma luta ao invés dos esportes mais tradicionais, mas existem outros pontos que devem ser avaliados.

Atualmente, e cada vez mais, um número maior de mulheres procura por este tipo de prática nas mais variadas academias, acreditando que vai bater até cansar em um saco de areia e ir para casa mais alivida.

Exemplo de aula.

Aquecimento de uma aula de Muay Thai.

De fato, este tipo de coisa pode acontecer uma vez ou outra durante a aula. Mas, se sua intenção é encontrar uma atividade que mexa com seu corpo e sua mente, é preciso que você saiba exatamente o que é, como se desenvolve uma aula, como seu corpo vai responder à ela e o que você pode esperar disso.

Muitas mulheres (que são o foco deste blog) começam e depois desistem por algumas razões:

    Muay Thai é um esporte de contato. O que não quer dizer que você vai se machucar. Durante a aula, as proteções são utilizadas e os movimentos são pré-determinados, porém, é preciso entender que haverá impacto;
    – O seu professor vai exigir que você se esforce. Dentro de seus limites, claro. Contudo, na maior parte da aula, você estará com um parceiro. É importante que você não prejudique o treino do outro;
    – Ficar em forma não é milagre! Para se ter resultado, é preciso alguma dedicação. Não pense que de um dia para o outro seu corpo ficará sarado e durinho só porque você deu alguns socos;
    – Muita gente não escolhe a academia e o professor correto para sua intenção.

Portanto, se você está pensando seriamente em entrar para o Muay Thai, eu sou a primeira pessoa a te apoiar, e vou dar umas dicas para evitar decepções.

– Procure o lugar ideal:

Se você está pensando em lutar ou quer alguma coisa um pouco mais pesada, o ideal é uma academia dedicada apenas às lutas. Nestes casos, os professores atuam mais como técnicos e vão te exigir ao máximo. Não espere moleza!

Mas, se você quer apenas uma atividade mais forte, procure em academias. É cada vez mais comum que lutas façam parte das atividades oferecidas. Neste caso, você encontrará um professor que vai orientá-la, exigindo bastante, mas dentro do seu limite.

– Visite academias:

Muitas vezes, o que é legal pra mim, não será para você. Então, para fazer uma escolha mais certa, visite várias academias e tente falar com várias pessoas. Busque opiniões e assista a mais de uma aula para saber como é realmente.

– Faça uma aula experimental:

Já escolheu? Não se matricule logo. Geralmente, você pode fazer uma aula grátis. Pergunte na academia de sua escolha e não deixe de utilizar esse direito.

– Converse com seu professor:

Seja sempre sincera com seu Mestre. Ainda que o foco das academias comuns não seja formar lutadores, muitos professores acabam treinando alguns alunos para participarem de competições amadoras. Se você sentir que não é a sua, deixe sempre claro qual é o seu objetivo. Apenas participam de exames de graduação e de competições alunos que têm interesse nisso.

Não deixe sua vontade passar. Mantenha essas dicas em mente e comece a praticar o Muay Thai sem medo. Tenho certeza de que você não sairá mais!

Já fez alguma aula? Gostou? Não? Conte pra mim como foi a sua experiência.

Anúncios
comentários
  1. Ótimo post, esse esporte faz bem pra saúde e principalmente para as mulheres que além de todos os benefícios do esporte aprendem a se defender!

  2. Me dá umas dicas de academias que tenham aula experimental de Muay Thai para mulheres. Assim posso postar também no meu blog http://apimentesuavida.wordpress.com/

  3. Anipet disse:

    O que significa Muay Thai? Sentido literal mesmo.
    Excelente tema para um blog. Sucesso!

    • Obrigada pelos votos de sucesso! Respondendo a sua pergunta, podemos dizer que se trata, sim, de uma tradução literal. No Brasil (e em outras partes do mundo), esta luta é conhecida como Boxe Tailandês. Muay Thai é uma arte marcial surgida na Tailândia (como sugere o nome), com mais de 1.000 anos de existência, e era utilizada, nos seus primórdios, para entreter a realeza.
      Durante muitos anos também era prática obrigatória no treinamento militar e nas escolas do seu país de origem.

  4. Marina P. disse:

    Achei mto interessant a matéria… Parabéns!!
    Mas gostaria que vc indicasse uma academia em são paulo.
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s