Por que escolhi o Muay Thai

Publicado: 16/08/2010 em Depoimentos
Tags:, , , , ,

Como tudo começou

Penso que seja honesto de minha parte iniciar este blog com um depoimento pessoal sobre a escolha desta prática esportiva. Muita gente torce o nariz (minha mãe, inclusive) imaginando que a pessoa se machuca e que, no caso das mulheres, se torna mais masculina. Nada disso! O Muay Thai é uma atividade esportiva que traz um enorme benefício físico para quem pratica, principalmente quando é bem orientada (como, aliás, deve ser sempre).

Ao contrário do que muita gente pensa, portanto, fazer uma luta não torna ninguém mais agressivo. Pelo contrário! O praticante – seja ele apenas aluno de uma academia (séria e orientado por um professor sério) ou profissional – aprende e entende as reações do seu corpo e é capaz de controlar seus impulsos, canalizando sua ansiedade, sua ‘raiva’ ou seu estresse para o momento adequado. Neste caso, o treinamento.

Quando resolvi praticar o Muay Thai, comumente chamado também de boxe tailandês, poucas mulheres faziam a aula. Mas este detalhe não foi uma barreira para mim. Como freqüento academia há bastante tempo (faço musculação desde 1994) já estava um pouco cansada da mesma rotina:

    Alongamento (para aquecer);
    Musculação;
    Aeróbico (bicicleta, esteira ou transport);
    Alongamento (para desaquecer – mais pra frente tocarei neste assunto de forma mais específica).

Queria uma atividade que exigisse um pouco mais de mim e que me fizesse aprender coisas novas de vez em quando.

Foi assim que, em 2001, comecei a prestar atenção nas aulas de Muay Thai da Academia Universo Atlético, onde malho. Fiz uma aula experimental e adorei!

Quando comecei havia apenas três meninas, depois, contudo, o número de alunas em algumas aulas era muito maior do que o de alunos. O que aconteceu? Aconteceu que as mulheres começaram a prestar atenção em outros tipos de exercício físico que pudessem conjugar vários elementos positivos em um só e este é o caso do Muay Thai.

Apesar de praticar há muitos anos e de ter alcançado o grau preto, meu objetivo jamais foi entrar em competições ou coisa parecida. Nunca me machuquei nas aulas, assim como meus companheiros de treino. Faço boxe para melhorar meu condicionamento, minha coordenação, ganhar tonicidade muscular e definição.

Normalmente, em um treino de 1 hora ou 1 hora e meia, você aquece, treina movimentos, pratica golpes com um parceiro, faz abdominais e alongamento. Esta combinação ajuda a liberar endorfina, perder gordura, além de ser um excelente redutor de estresse e de tensões.

Nos próximos posts pretendo trazer informações que contribuam para que você, que está lendo o blog, entenda como o Muay Thai pode ser um excelente exercício físico. Em especial para mulheres, em qualquer idade.

Você quer praticar, mas está na dúvida. Deixe seu comentário, que eu tento ajudar.

Anúncios
comentários
  1. Andrielli Paes disse:

    Oi…Estava procurando na net mais informações sobre Muay Thai, achei seu blog e sinceramente adorei, a tres anos a tras começei a praticar muay Thai mais por forças maiores tive que parar para minha tristesa. Hoje faz quase dois meses que voltei a treinar reorganizei minha vida para poder treinar hehe…é apaixonante meus braços já estão ficando definidos e eu só treino, em um mes das 8 meninas que tentaram começar junto cmg desistiram, sou só eu de menina vejo isso como uma vantagem pois alem de eu ter atenção e dedicação especial, ganho mais resistencia e aprendo mais!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s